A primeira e mais básica receita do churrasco. Evite os chatos.

Para muitas pessoas o churrasco é mais que uma simples refeição, trata-se de um verdadeiro ritual. Sem dúvida nenhuma, estou entre aqueles que reverenciam o hábito de comer e principalmente fazer churrasco. Contudo, as experiências positivas e negativas que vivenciei decorrem de uma total democracia com relação as regras básicas de preparo desta iguaria.

Quase todas as obras sobre o tema partem de ensinamentos básicos  de: como fazer o fogo; como e onde comprar a carne; quais os cortes mais indicados; quando deve ser colocado o sal, etc. O fato é que já comi bons assados feitos com carvão e outros tantos com lenha, já descobri inúmeras maneiras eficientes de dar início ao fogo, já degustei excelentes carnes condimentadas de véspera e vários outros temperados na hora, já me deparei com muita costela macia e filé mignon duro, e por essas razões tenho a tendência a relativizar as chamadas regras básicas do churrasco.

Em suma, já fui autor e vítima de muitos erros e acertos quando o assunto é churrasco. Contudo, se eu tivesse que eleger a regra mais básica para o êxito de um assado ela seria a qualidade da parceria com quem você vai dividir a mesa ou o balcão.

Nada pode ser pior que compartilhar uma refeição com uma ou mais pessoas com as quais você não tem afinidade e respeito. Portanto, se tivesse que lhe dar apenas um conselho para garantir o êxito do seu churrasco é “evite convidar os chatos e simplesmente agradeça o convite quando o chato for o anfitrião”.

Não tenham dúvidas que o chato tem o dom divino de enrijecer a carne macia e esquentar a cerveja gelada!!!!! Contudo, como a chatice é uma questão subjetiva a tarefa de identificar as figuras indesejadas é pessoal e intransferível.

Um abraço e boa sorte.

Voltar para o blog

Newsletter  

Agencia Órbita