Fazenda Barbanegra

Uma fazenda bem pertinho de você, no coração da cidade.

O Restaurante Fazenda Barbanegra oferece um ambiente acolhedor e um atendimento amigável e atencioso. Nosso inigualável cardápio disponibiliza pratos que agradam os mais exigentes paladares, trazendo como destaque os melhores cortes das melhores carnes, preparados na autêntica parrilla uruguaia – que assa a carne apenas com o calor da brasa, sem espetá-la e sem tostá-la – mantendo todo o seu sabor e suculência.

E aqui a tradição vai além da deliciosa cozinha. A escolha do nome do restaurante trata-se de uma homenagem a Fazenda Barba Negra, que pertenceu à família dos proprietários até o ano de 1972. A história da Fazenda se mistura com a história do nosso estado e remonta ao tempo das sesmarias – áreas doadas pelo Rei ou por seus agentes aos povoados que se dispusessem a trabalhar a terra e torná-la produtiva -, que foram a base da formação dos domínios rurais no Brasil até 1822.

O fundador da fazenda Sant’ana, depois nominada Fazenda da Barba Negra, foi o galego João Gonçalves Salgado. O imóvel, concebido em 1783, se estendia pelas margens do Guaíba e da Lagoa dos Patos, região da Barra do Ribeiro, com casas, currais e um oratório, além de duas mil cabeças de gado. As imagens nas paredes do restaurante são fotos do casario que guarnece a propriedade até os dias de hoje.

A Fazenda Barba Negra – ainda preservada – é um tesouro rio-grandense e um local de rara beleza, onde nossa cultura e costumes estão ilustrados na arquitetura das casas e nos causos contados de geração para geração.

Incorporando este tradicional legado, o restaurante foi indicado três anos para o prêmio de melhor restaurante de carnes de porto alegre pela revista Veja, tendo vencido em 2012. No ano de 2013, o restaurante recebeu uma grande distinção, se tornando o primeiro restaurante do Brasil certificado pela Associação Brasileira de Angus.

Newsletter  

Agencia Órbita